domingo, 30 de agosto de 2015

5 fatos interessantes sobre o Pi



Os amantes da matemática comemoram hoje (14 de março), o dia do Pi, em homenagem ao número irracional Pi.

Pi, ou π, define-se como sendo a proporção entre a circunferência de um círculo e o seu diâmetro. O Pi é um número irracional, sendo que, por esse motivo, ele não pode ser escrito como uma fração simples. [O que é o Pi?]

Pelo contrário, ele pode ser expresso como um decimal infinito sem repetir se (3,14159…) ou aproximado como a fracção 22/7.
Aqui estão alguns fatos interessantes, curiosos e divertidos sobre o número irracional, para impressionar seus amigos enquanto você comemora o Dia do Pi.
 
1. Descoberta do Pi

Os antigos babilónios sabiam da existência do Pi há cerca de 4.000 anos. Escritos babilónicos de entre 1.900 e 1.680 AC calculam o Pi como sendo 3,125, e o papiro matemático de Rhind de 1.650 AC, um documento matemático egípcio famoso, lista um valor de 3,1605.

O matemático grego Arquimedes (287-212 AC) calculou o valor aproximado de Pi usando o teorema de Pitágoras, uma relação geométrica entre o comprimento dos lados de um triângulo e a área de polígonos, dentro e fora dos círculos. Hoje, sabe-se que o valor de é de 3.14159265359…

2. Há uma “linguagem” Pi

Nerds literários inventaram um dialeto conhecido como Pilish, em que o número de letras em palavras sucessivas corresponde aos dígitos do Pi. Por exemplo, Mike Keith escreveu o livro “Not a Wake” inteiramente em Pilish. Segue um trecho:


Now I fall, a tired suburbian in liquid under the trees,
Drifting alongside forests simmering red in the twilight over Europe.


(“Now” tem três letras, “I” tem uma letra, “fall” tem quatro letras, e assim por diante.)

3. Memorizando Pi

Entusiastas do número memorizaram muitos dígitos do Pi. Muitas pessoas usam técnicas mnemónicas para ajudá-los a lembrarem-se. Muitas vezes, eles usam poemas escritos em Pilish, citado acima.

O recorde para o maior número de dígitos do Pi memorizados pertence a Chao Lu, da China, que decorou 67.890 dígitos do número em 2005, de acordo com o Guinness Book of Records.

4. Pi-râmide de Gizé

O editor e escritor John Taylor propôs pela primeira vez a ideia de que a grande pirâmide do Egito, em Gizé, construída por volta de 2589-2566 AC, foi concebida com base no Pi.

Taylor descobriu que a divisão do perímetro da pirâmide de sua base pela sua altura produz um número que está perto de 2*pi. Claro, o feito pode não ter sido intencional.

5. Computando Pi

É fácil calcular o Pi pela medição da circunferência, ou pela distância ao redor da borda de um objeto circular ou curvo e o diâmetro dos vários círculos, e calculando o declive (circunferência dividida pelo diâmetro).


Os computadores podem obter medições ainda mais precisas. Em dezembro de 2013, de acordo com Numberworld.org, os computadores calcularam o Pi com um recorde de 12 trilhões de dígitos. [LiveScience]



Conheça os meus materiais no site: http://www.professortiagomachado.com/
Conheça meu canal no youtube: youtube.com/matematicapassoapasso
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Siga-me no Instagram (Participe!): @matematicapassoapasso